Dentes alinhados, brancos, gengiva clara e sem aparecer muito. Será que essa é a fórmula para o sorriso perfeito? Embora muitas pessoas possam arriscar dizer que sim sem nem sequer pensar muito a respeito, a verdade é que o padrão de beleza depende de muitos fatores e, inclusive, varia de pessoa para pessoa. Para comprovar isso, basta lembrar-se que tempos atrás, possuir dentes de ouro era sinônimo de poder e riqueza. Atualmente, no entanto, essa coloração causaria, no mínimo, estranhamento, não é mesmo?

Diante de tais aspectos, o objetivo deste artigo é explicar de maneira simples as características consideradas por especialistas para definir o que de fato é um sorriso perfeito por meio de conceitos técnicos. Confira!

01. Proporção dental

Um estudo realizado por uma Universidade da Califórnia afirma que sorrisos bonitos e naturais não são necessariamente simétricos e uniformes. De acordo com a pesquisa, os aspectos que fazem um sorriso ser “perfeito” vai muito além e envolvem a proporcionalidade das partes do rosto. Nesse sentido, muitos dentistas adotam a chamada Proporção Áurea para melhorar a aparência dos sorrisos. Trata-se de uma relação matemática bastante utilizada no planejamento de reabilitações dentárias.

02. Coloração dental

Além da forma, ter dentes perfeitos também tem conexão direta com a cor e por isso é fácil entender porque tantos pacientes buscam procedimentos estéticos que permitam alcançar a tonalidade desejada. Entre as opções estão lente de contato dental, clareamento, facetas de porcelana e reabilitações estéticas. O cuidado nesses casos deve ser com os exageros, afinal, se errar no ponto, compromete totalmente o efeito natural.

03. Posição e alinhamento

Acertou quem afirmou que dentes alinhados e bem posicionados ajudam a compor a harmonia estética do sorriso. Sendo assim, se você apresenta dentes tortos ou problemas de mordida seja por fatores hereditários, seja por fatores ambientais, procure um profissional especializado em Ortodontia para tratar essa condição.

04. Exposição da gengiva

Isso mesmo, a beleza do sorriso é percebida a partir de um conjunto de elementos e não apenas pelos dentes. Por isso, pacientes com o famoso “sorriso gengival”, quando há muita exposição da gengiva ao sorrir, podem ter dificuldade de conquistar o sorriso perfeito. Para solucionar essa questão, recomenda-se o correto diagnóstico da causa e, em seguida, o início do tratamento mais adequado para a correção.

05. Posicionamento dos lábios

O posicionamento dos lábios é outro fator que interfere na estética dos dentes e causa um efeito muito similar ao sorriso gengival. Há basicamente três tipos de posicionamento dos lábios: a linha alta do sorriso – que resulta num aspecto estético prejudicado devido a grande exposição da gengiva; a linha média do sorriso – considerada a altura ideal em que se expõe adequadamente os dentes e a gengiva; e a linha baixo do sorriso – que esconde totalmente a gengiva e cobre parte dos dentes.

Se você quer ter um sorriso perfeito, conte com profissionais experientes.

Venha para a Premium Implantes & Ortodontia! Atuamos com rigorosos padrões técnicos e unimos literatura odontológica, alta tecnologia em equipamentos e cuidado irrestrito com o bem-estar dos pacientes para oferecer sempre o que há de melhor em procedimentos estéticos, cirúrgicos, implantes, endodontia, ortodontia e a odontologia infantil. Será um prazer cuidar do seu sorriso!