Ao surgir os primeiros dentes, por volta de 6 a 10 meses de vida, os pais devem marcar a consulta com o odontopediatra e iniciar os cuidados com a saúde bucal. O objetivo é preservar os dentes de leite, pois embora ainda pequenos e frágeis, exercem funções essenciais, como ajudar na mastigação, na pronúncia das palavras e no desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face.
Pensando na importância de manter a atenção adequada aos dentes já nos primeiros meses de vida, a Premium Implantes selecionou algumas dicas importantes de como cuidar da primeira dentição logo quando os dentes nascem, confira!
Quando nasce o primeiro dente?
Os dentes costumam nascer aos 6 meses, no entanto, essa previsão pode ser maior ou menor, exigindo uma investigação mais aprofundada nos casos em que superar o limite de 1 ano e meio. Todos os 20 dentes de leite costumam crescer até os três anos de idade.
Quando iniciar a higiene bucal da primeira dentição?
Em bebês, os cuidados com a higienização bucal iniciam-se com a gengiva, antes mesmo do surgimento da primeira dentição. Para isso, faz-se uso de fralda de algodão ou gaze seca ou umedecida em água filtrada ou soro fisiológico de maneira suave. Quando surgirem os dentes incisivos (superiores e inferiores da frente) deve-se substituir a gaze por uma dedeira de silicone apropriada para a limpeza da gengiva.
Quando iniciar a escovação da primeira dentição?
Após a erupção dos primeiros dentes molares, por volta dos 14 meses, a higienização deve contemplar a utilização de escova de dentes macia e creme dental. Para isso, visite o dentista e solicite orientações quanto a frequência, quantidade ideal e escolha dos produtos.
Como deve ser feita a escovação nos bebês?
A escovação deve ser realizada ao menos 2 vezes ao dia após as refeições. Para esse processo, os pais devem introduzir a escova na boca do bebê e fazer movimentos circulares ou retilíneos, paralelos à gengiva (em vai-e-vem), pelo lado interno e externo do dente, sem aplicar força.
Como escolher a pasta de dente ideal?
Diversos órgãos como o Ministério da Saúde, a Sociedade Paulista de Pediatria Médica e a Sociedade Brasileira de Odontopediatria recomendam a adoção de um creme dental com mais de 1000 ppm (partes por milhão) de flúor. Contudo, é importante conversar com o odontopediatra para avaliar as melhores opções.
O que causa a cárie em bebês?
Acredite, bebês também estão sujeitos a ter cáries principalmente quando não submetidos a uma dieta regrada e a adequada higienização. A boca mal higienizada favorece o acúmulo de bactérias e o desenvolvimento da chamada “cárie de mamadeira”, que, em consequência, pode comprometer a dentição permanente.
Dar mamadeiras no meio da noite, por exemplo, costumam ser extremamente prejudiciais aos dentes da criança, principalmente quando são compostas por fórmulas e outros produtos, como mel e açúcar, que aumentam o potencial cariogênico.
A chupeta afeta a dentição do bebê?
Embora os bebês as amem, o uso de chupetas pode gerar problemas se adotado por tempo prolongado. A sucção muito forte pode deformar a mordida, tornar a criança uma respiradora oral e acarretar em gengivite crônica, halitose e inúmeras outras complicações.
#Dica! As chupetas devem ser usadas apenas para dormir e no máximo até um ano idade; depois disso, além de os efeitos se prolongarem, fica cada vez mais difícil convencer os pequenos a largá-lo.
Dúvidas sobre os cuidados com a primeira dentição?
Entre em contato com a Premium Implantes pelos números (46) 3527.1097 ou (46) 99940.4567 e agende uma consulta para iniciar os cuidados da primeira dentição do seu bebê! Atuamos com rigorosos padrões técnicos e unimos literatura odontológica, alta tecnologia em equipamentos e cuidado irrestrito com o bem-estar dos pacientes para oferecer sempre o que há de melhor em procedimentos estéticos, cirúrgicos, implantes, endodontia, ortodontia e a odontologia infantil.